quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sintese realiza ato contra o 'Dia D' na sede da Seed

Foi realizado, na manhã de ontem quarta-feira (07), um ato público em frente à Secretaria de Estado de Educação (Seed) pelo Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Sergipe (Sintese), contra o projeto Dia “D” da Avaliação, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que tem como objetivo a aceitação de um novo sistema de gestão educacional, denominado Índice Guia de Avaliação de Desempenho, além do Compromisso de Gestão.
Durante o ato, os professores destacaram a necessidade da construção coletiva e democrática de uma metodologia de avaliação educacional para Sergipe. Nesta quarta-feira (07), aconteceria nas escolas da rede estadual o ‘ Dia D da Avaliação’, um dia instituído arbitrariamente pela Seed, para avaliar professores e alunos tendo como marco metodológico os critérios de avaliação do ‘Compromisso de Gestão’, principal documento que implanta o ‘Índice Guia de Avaliação de Desempenho’ nas escolas estaduais.
Segundo o diretor do Departamento de Base Estadual, Roberto Silva, a categoria se demonstra contra o Dia D porque o pacote Índice Guia, comprado por R$ 360 mil, contém conteúdo culpabiliza professores, estudantes e gestores pelas problemáticas enfrentadas no sistema educacional do Estado.
“O que queremos é uma avaliação democrática do sistema de gestão na educação, que seja discutido com a Secretaria de Educação e todos os professores, uma avaliação da educação. Isso é um direito nosso e a melhor forma é o diálogo”, finaliza Roberto Silva.
Seed
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio de nota, informou que a secretaria respeita a posição do Sintese, porém lamenta que os alunos da rede estadual tenham ficado um dia sem aula, uma vez que a Seed, desde a última segunda-feira (5), determinou providências para alterar o inciso II do art. 3º da Portaria nº 1775/2014, de 27.02.2014 e revogar as portarias que vinculam as ações pedagógicas da rede à metodologia de avaliação pautada pelos instrumentos “Compromisso de Gestão” e “Índice Guia”. Também neste dia foi decidido que estaria temporariamente suspensa a realização do projeto Dia “D” da Avaliação, que ocorreria nesta quarta-feira (7), nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
A Seed reafirma sua disponibilidade para o diálogo, marca do Governo Jackson Barreto, e por meio de portaria criará uma comissão técnica que terá a participação de representantes de todos os segmentos escolares para, sob a coordenação da Seed, construir proposta de documento que normatizará os processos de avaliação na Rede Estadual de Ensino.
SINTESE

Nenhum comentário:

Postar um comentário