segunda-feira, 12 de maio de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO É PRORROGADA ATÉ O DIA 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza foi prorrogada até o dia 30 de maio em todo o Brasil. Em Sergipe, até o momento, 174.300 mil doses foram aplicadas, o equivalente a 42% do público alvo. A gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, acredita que, com a prorrogação, as 360.750 pessoas (de todos os grupos prioritários) sejam vacinadas.
É importante que as pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários, procurem os postos de saúde. A vacina contra gripe está disponível em todos os postos de vacinação desde o dia 22 de abril, quando começou a campanha, disse Sândala Teles.
Fazem parte dos grupos prioritários as pessoas mais vulneráveis a desenvolver a forma mais grave da doença. São elas: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes,
puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Ela lembrou que, ao ir a um posto de vacinação, é importante ter em mãos o Cartão de Vacinação. Aqueles que têm doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação e os que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina, reforça.
Este ano, o público alvo foi ampliado e o período de vacinação mais curto, disse a gerente. Para ela, esses foram os principais motivos para a baixa cobertura de vacinação em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, até dia, 8, mais de 21,3 milhões de brasileiros se vacinaram contra a doença, o que representa 53,6% da meta estabelecida.
A recomendação do Ministério da Saúde é para que os municípios prorroguem a campanha até que atinjam a meta, mas o Estado de Sergipe optou por fixar um prazo e prorrogou a campanha até 30 de maio, complementa Sândala Teles.
Até o momento, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, 14 municípios atingiram a meta de vacinação: Boquim (94,47%), São Miguel do Aleixo(90,56), Poço Redondo(88,92%), General Maynard(88,30%), Arauá(87,71%), Cedro de São João(86,42%), Japoatã (85,56%), Telha(85,90%), São Francisco(85,63%), Japaratuba(84,87%), Pacatuba (82,20%), Pedrinhas(80,58%), Siriri(80,45%), Frei Paulo(80,14%). Aracaju está com 21,70% do público atingido,  
Proteção
A vacina que está sendo aplicada protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Sândala Teles ressalta que a vacina é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por Influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário