quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mais 13 municípios sergipanos aderem ao Programa Saúde nas Escolas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na tarde desta terça-feira, 7, secretários municipais de Saúde e de Educação das 13 cidades sergipanas recentemente contempladas pelo Ministério da Saúde com o Programa Saúde nas Escolas PSE, através da Portaria 3.696, de 25 de novembro de 2010. A adesão dos municípios implica na assinatura de termo de compromisso e na elaboração de um projeto contendo as propostas de ações de saúde que serão executadas nas escolas.

O objetivo da reunião foi o de repassar informações aprofundadas sobre os componentes da portaria, as orientações sobre o programa e pactuar as ações que serão implantadas pelos municípios de Arauá, Amparo do São Francisco, Canhoba, Cumbe, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pirambu, Poço Redondo, Simão Dias e Carira. O encontro foi conduzido pela equipe da Diretoria de Atenção Básica da SES.

Com as 13 novas adesões, o Estado de Sergipe atinge uma cobertura de 72 municípios engajados no Programa Saúde nas Escolas (PSE). "Três ficaram de fora por não atingirem os critérios do Ministério da Saúde", explicou a gestora da Atenção Básica da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, Luciana de Oliveira Boaventura.

Os recursos do programa são repassados pelo Ministério da Saúde fundo a fundo, ou seja, direto da conta do Governo Federal para os municípios. "Aderir ao programa é importante para os municípios, uma vez que os alunos são multiplicadores de informações". Esta é a visão da secretária de Saúde de Moita Bonita, Sônia Nunes Souza Barreto. "As ações de saúde que serão desenvolvidas nas escolas vai contribuir para melhorar a qualidade de vida dos estudantes".

Segundo Sônia Barreto, três equipes de saúde bucal já atuam nas escolas públicas de Moita Bonita. "Como resultado, já observamos uma redução de demanda nos consultórios odontológicos", salientou a gestora municipal.

O mesmo ocorre em Carira, conforme destacou Tereza Cristina de Oliveira, assessora da Secretaria de Educação. O município, que conta com 40 escolas públicas, aposta na parceria para a implementação de ações que venham a contribuir para melhorar a saúde dos estudantes. "As necessidades são muitas, de modo que o programa é muito importante para sanarmos as deficiências nesta área", considerou.


com informações faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário