sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CAFÉ PROTESTO NO COMBATE A CORRUPÇÃO

Ato Público realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipal denuncia as injustiças e os atos de corrupção no município de Canindé de São Francisco

Foi realizado nesta quinta-feira, 09/12, em Canindé de São Francisco, na Praça Ananias Fernandes ao lado da Prefeitura e Câmara de Vereadores, Ato Público lembrando o dia mundial de combate a corrupção.

Os servidores públicos do município de Canindé e demais populares compareceram ao ato, que tinha como prato principal enroladinho de queijo. Os trabalhadores e seus representantes fizeram um histórico das suas lutas, denunciaram esquemas de concessões de gratificações em troca de apoio político, comemoraram as vitórias judiciais em favor dos trabalhadores, cobraram do prefeito a retirada dos fantasmas da Folha de Pagamento e defenderam a valorização dos servidores do povo.

 "Servidores Públicos Municipais de Canindé de São Francisco são reféns de uma política salarial de gratificações excludente, desigual e injusta" Declara Emanoel Aleixo, diretor do SINDISERVE-CANINDÉ.

Os cargos comissionados recebem gordos salários acrescidos de 100% e 200% de gratificações sem critérios objetivos para a sua concessão. Podemos chamar o esquema de um verdadeiro mensalinho, onde o gestor municipal utiliza gratificações para fazer acordos eleitoreiros. Vereadores da base aliada agradam os "seus" com a concessão dessas gratificações.

A situação acima foi uma das questões evidenciadas no ato público. "Essas gratificações geram desigualdade, além de ser imoral e impessoal, e ainda foram concedidas em período eleitoral configurando também crime eleitoral, já que as mesmas são concedidas e retiradas ao bel prazer do Prefeito Orlandinho". Declara Edmilson Balbino Santos Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.

As perseguições políticas em Canindé é outro fato que caracteriza a administração pública municipal, não como cidadã, e sim como reacionária que não respeita a vontade do cidadão de votar em quem quiser. O Prefeito Orlandinho, PDT, removeu servidores arbitrariamente simplesmente por que não o apoiaram nas eleições.

O objetivo do ato público foi denunciar as injustiças no serviço público municipal em Canindé. Os cidadãos que passavam na Praça paravam para ouvir e apoiaram o ato incentivando a coragem dos servidores que ali estavam lutando por seus direitos.

 "Não se justifica uma cidade tão rica e nós funcionários recebermos tão mal". Dispara Jairlene Rodrigues, servidora pública municipal de Canindé. Canindé tem uma receita mensal média de 7 milhões de reais. Os dados são do Banco do Brasil e da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe.

Lideranças sindicais e demais servidores encerram o ato fazendo um apelo ao Prefeito Municipal que mude sua conduta e valorize os trabalhadores no serviço público municipal cumprindo os compromissos firmados com os representantes dos servidores: Cumprimento da Carta-Compromisso* assinada em 2008; Combate as Perseguições Políticas, Sindicais e demais atos de opressão contrários a liberdade de expressão e de organização sindical principalmente (Cícero Campos); Regulamentação de Direitos conquistados no Plano de Carreira (Lei 227/2009); Valorização dos servidores efetivos e redução dos comissionados; Garantir transportes para os servidores que trabalham no interior (Difícil Acesso); Adicional de risco à vida para os vigilantes; Cursos de aperfeiçoamento ou Capacitação Profissional(de acordo com as peculiaridades de cada cargo); Plano de Carreira Específico para os Profissionais da Educação; Plano de Carreira Específico para os Profissionais da Saúde; Respeito aos direitos do Estatuto do Servidor; Condições adequadas de trabalho para o desenvolvimento dos serviços; Concurso Público; Desvios de funções ou cedências por apadrinhamento; Escala de Férias e Licença Prêmio, esta última dando preferência para os servidores com mais tempo de serviço; Construção de Creche para os trabalhadores.

 Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco

*A Carta-Compromisso foi assinada pelo Prefeito atual em campanha eleitoral e até agora não cumpriu nada do que está escrito nesta carta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário