quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CAFÉ PROTESTO PELA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO


 

 

Dia 09 dezembro é o dia mundial contra corrupção. Neste dia os servidores públicos municipais da cidade de Canindé de São Francisco, através de seu sindicato, SINDISERVE-CANINDÉ (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Canindé de São Francisco – SE), realizam um Café da Manhã Protesto que tem como prato principal enroladinho de queijo, em alusão ao Prefeito Municipal Orlandinho Andrade, (PDT).

 

O Café Protesto será realizado na Praça Ananias Fernandes, próximo ao prédio da Prefeitura Municipal de Canindé, a partir das 09h00min da manhã com previsão para encerramento as 11h30min da manhã.

 

O Café Protesto objetiva chamar a atenção da sociedade canindeense e das autoridades competentes estaduais e municipais para a real situação dos servidores públicos do município de Canindé, entre elas: o uso do dinheiro público para cooptação com gratificações sem critérios, inchaço na máquina administrativa por "fantasmas" e "laranjas", perseguições a servidores públicos municipais, assédio moral, desrespeito aos direitos de organização sindical, etc.

 

Canindé possui hoje uma população de 24.693 habitantes (Censo-2010), enquanto o município de Poço Redondo, por exemplo, possui uma população de 30.877 habitantes (Censo-2010). Poço Redondo é também o maior município em extensão territorial do Estado de Sergipe.

 

Com os dados acima e comparando os dois municípios, temos em Canindé de São Francisco mais de 300 cargos em comissão, enquanto o município vizinho de Poço Redondo, com maior população e extensão territorial, não ultrapassa os 150 cargos em comissão nomeados. "A redução dos cargos em comissão para no máximo 150 cargos comissionados significa retirar da Folha de Pagamento quem não trabalha e valorizar os trabalhadores concursados de carreira" declara Emanoel Aleixo, Diretor do SINDISERVE-CANINDÉ.

 

O Município de Canindé também é marcado por perseguições políticas. Segundo o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, através de mandado de segurança já se conseguiu comprovar na justiça, as transferências arbitrária e as perseguições, garantindo indenizações de até R$ 10.200,00 aos servidores. "Primeiro impetramos mandado de segurança, através de nossa assessoria jurídica, garantindo o retorno do servidor ao local de origem e, logo após, impetramos ação de indenização por danos morais e as que foram julgadas o juiz da comarca julgou procedente e condenou o município a indenizar, Márcio Alexsandro, Assistente Administrativo, Vando Alves da Costa e José Arnóbio Rodrigues da Silva, ambos vigilantes, no valor de R$ 10.200,00". Enfatiza Edmilson Balbino Santos Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.

 

O Presidente do Partido dos Trabalhadores em Canindé, Cícero da Cruz Campos, é servidor público municipal e também foi perseguido. O sindicato dos servidores deu entrada no mandado de segurança e aguarda o julgamento que deve acontecer por estes dias já que o mandado está concluso, faltando apenas a decisão do juiz.

 

"A Folha de Pagamento do município de Canindé é utilizada para fazer acordos eleitorais e detrimento da valorização dos servidores" declara Edmilson Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ.

 

Segundo a Direção do SINDISERVE-CANINDÉ, através da Folha de Pagamento, o Prefeito Orlando Porto de Andrade, Orlandinho, tem feito seus acordos eleitorais, concedendo cargos a políticos locais e familiares que não trabalham, simplesmente para manter seu grupo político. Utilizando a Folha de Pagamento do município faz acordos com vereadores. "É uma vergonha par Canindé" reclama Joana, Diretora do SINDISERVE-CANINDÉ.

 

Os servidores também protestam da forma como se concede gratificações no serviço público municipal de Canindé. "São gratificações que não tem critérios para concessão e não obedecem aos princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade na Administração Pública". Dispara Edmilson Filho, Presidente do SINDISERVE-CANINDÉ. O sindicato dos Servidores Públicos Municipais impetrou Ação Civil Pública no sentido de regulamentar as tais gratificações para todos os servidores possam ter acesso, sem distinção de cor partidária, a estas gratificações.

 

No Ano da Eleição o Prefeito Orlando Porto de Andrade, assinou uma Carta-Compromisso e não está cumprindo com a mesma. Essa é outra reivindicação dos servidores do povo de Canindé.

 

A realização deste Café Protesto com enroladinho pretende esboçar todas as dificuldades reais enfrentadas pelos servidores da cidade mais rica, proporcionalmente, do Estado de Sergipe. São Perseguições Políticas, falta de compromisso com os servidores, salários baixos, falta de condições de trabalho, utilização da Folha de Pagamento para acordos eleitoreiros, desrespeito a Constituição e à Lei Orgânica, e outros.

sindserv canindé


Um comentário:

  1. Realmente o café protesto de hoje 09/12/2010, teve um êxito muito grande, não só com os servidores que estavam presentes mais com todas as pessoas que passavam pela frente do ato, que elogiavam aqueles trabalhadores que estavam ali presente defendendo seus direitos e tendo uma consiência com a população.
    Meu nome é Emanoel Aleixo, vigilante do Município de canindé de São francisco e sou Diretor do SINDISERVE CANINDÉ, e estou feliz por fazer parte do SINDISERVE CANINDÉ, pois tenho a certeza que estamos no caminho certo para a valorização dos servidores e também por uma sociedade mais justa e igualitária.
    Abraço à todos!!

    ResponderExcluir