quinta-feira, 28 de março de 2013

CUT realizará ato pela criação da Comissão Estadual da Verdade


A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) realizará, na próxima segunda-feira, 1º de abril, um Ato Público para cobrar do Governo de Sergipe a criação da Comissão Estadual pelo Direito à Verdade e à Memória, que deve investigar os crimes cometidos em Sergipe durante o período da Ditadura Civil-Militar do Brasil.
As atividades iniciarão a partir das 8h no Calçadão da João Pessoa. Lá serão expostos dados como, por exemplo, os nomes dos estados que já possuem a comissão instalada e seus resultados.
Para o vice-presidente da CUT/SE, Roberto Silva, é preciso reforçar a necessidade da criação da Comissão da Verdade em Sergipe, para que esse período obscuro da história seja passado a limpo. “Sergipe é um dos poucos estados que ainda não possui a comissão e isso é um atraso para nós. É preciso que seja esclarecida a verdade para que nunca mais aconteça”, ressalta.
A CUT entende que a criação da Comissão Estadual da Verdade e Memória é fundamental para subsidiar a Comissão Nacional, de forma que se esclareça os crimes ocorridos no período da Ditadura no Estado.
O Ato da CUT acontecerá no dia 1º de Abril, considerado dia da mentira, mais também o dia que ocorreu o Golpe de 1964 que destituiu o Presidente João Goulart, eleito pelo povo, e colocou no poder um governo ditatorial.
 Comissão da Verdade
A comissão tem como finalidade examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas entre 1946 e 1988, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica. Os integrantes da Comissão terão acesso a todos os arquivos do poder público sobre o período e poderão convocar vítimas ou acusados de violações para depoimentos. A Comissão Nacional da Verdade foi instalada, oficialmente, em maio de 2012.

Fonte: CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário