terça-feira, 12 de março de 2013

Ana Lúcia defende participação popular na reforma política


A deputada estadual Ana Lúcia (PT) participou na última sexta-feira, 08, do Seminário “A reforma política no Brasil”. Realizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o seminário contou coma presença de representantes de organizações da sociedade civil, centrais sindicais e diversos partidos políticos.
Na primeira mesa do seminário, membros de entidades da sociedade civil destacaram que em qualquer processo de reforma do sistema político deve ter garantida a participação popular, dada a importância do tema para o fortalecimento da democracia. “Este é um tema que interessa a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros porque tem impacto direto nas principais definições políticas e sociais do país. Por isso, é fundamental que o debate não fique restrito a especialistas e políticos, mas ganhe todos os cantos do Brasil”, defendeu Daniel Monteiro, integrante da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.
Para a deputada Ana Lúcia, caso as reformas do sistema político sejam implementadas no momento atual, quando as discussões ainda estão muito tímidas por parte dos movimentos sociais e sindicais, suas contribuições não irão representar as mudanças necessárias e profundas para dar voz e espaço à participação da população. Por isso, a parlamentar petista defende a necessidade de apropriação desta pauta por parte dos movimentos sociais. “Cada vez mais as camadas populares e os movimentos sociais ficam com menos espaço no exercício do poder. Isso é muito grave para a democracia no nosso país. Nós precisamos de uma reforma que tenha critérios que possibilitem a participação das camadas populares de forma proativa. Essa reforma deve ser pensada não apenas para que o cidadão eleja seu representante, mas para que esteja preparado para ser eleito”.
O segundo momento do seminário foi dedicado ao debate sobre o andamento da reforma política no Congresso Nacional e contou com a presença de parlamentares federais. Já no período da tarde, o tema foi debatido a partir da perspectiva dos partidos políticos, representados no evento por seus respectivos presidentes estaduais.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário