quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio, em SE



Focos de incêndio em turbina da Usina de Xingó (Foto: Silvinha Oliveira)Focos de incêndio em turbina da Usina de Xingó
(Foto: Silvinha Oliveira)
O transformador da Usina Hidrelétrica de Xingó pegou fogo por volta das 14h50 desta quarta-feira (29) e provocou focos de incêndio em uma das seis turbinas deixando os moradores do município de Canindé de São Francisco, localizado a 213 Km de Aracaju, assustados.

As chamas foram controladas pela equipe de combate ao incêndio da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco). A equipe de reportagem do G1 SE entrou em contato com a assessoria de comunicação para saber quais foram as causas do incêndio, mas não encontrou ninguém para falar sobre o assunto.

A secretária de Turismo do município, Silvia Oliveira, esteve no local e disse que as causas do incêndio ainda são desconhecidas. “Os técnicos da Chesf isolaram a área por medidas de seguranças, mas não revelaram como o fogo começou. As chamas já foram controladas, foi só um susto”, explica.
Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio (Foto: Silva Júnior)Transformador de usina pega fogo e provoca focos de incêndio (Foto: Silva Júnior)
Agentes do Corpo de Bombeiros do município de Itabaiana foram acionados para combater o incêndio, mas não conseguiram chegar a tempo e colaborar com a equipe da Chesf.
O incidente provocou apenas danos materiais, ninguém ficou ferido e a energia da região não foi interrompida.

Durante o carnaval deste ano, a Chesf abriu as comportas dos reservatórios de Itaparica Complexo Paulo Afonso e Xingó. Com isso, a vazão do Rio São Francisco passou de 1.800 para 3.000 metros cúbicos de água por segundo. A vazão inunda toda região Ribeirinha deSergipe.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12Km do município de Piranhas, já na entrada do município de Canindé de São Francisco.

A Usina de Xingó está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 609.386 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, emPiaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

A usina geradora é composta por 6 unidades com 527.000 kW de potência nominal unitária, totalizando 3.162.000 kW de potência instalada, havendo previsão para mais quatro unidades idênticas numa segunda etapa. A energia gerada é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásicos de 185 MVA cada um que elevam a tensão de 18 kV para 500 kV.
fonte:g-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário