quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

18,5 mil adolescentes estão fora da escola em SE

Mais de 18,5 mil adolescentes de Sergipe com idade entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Isso corresponde a um percentual de 14,8% da população nessa faixa etária. Entre as crianças com quatro e cinco anos, o índice dos que estão fora da escola é de 12,5%, o que representa 8.749. A faixa com o menor percentual de crianças e adolescentes fora das salas de aula é dos seis aos 14 anos, onde no Estado foram detectados que 2,8% (9.971) estão nessa situação. Os dados foram divulgados esta semana pelo Movimento Todos pela Educação, dentro do relatório anual “De Olho nas Metas 2011”, que acompanha os indicadores educacionais estabelecidos para o cumprimento de cinco metas até 2022.

A taxa de atendimento e crianças de quatro a cinco anos em Sergipe ficou em 87,5%, na de seis a 14 anos em 97,2% e dos 15 a 17 anos em 85,2%. Apesar da quantidade de crianças e adolescentes que ainda estão fora da escola, as taxas de Sergipe ficaram acima das registradas no Brasil (80,1%, 96,7% e 83,3%) e na região Nordeste (86,3%, 96,7% e 82,8%, respectivamente). Em todo o país são 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos fora da escola.

O relatório anual “De Olho nas Metas” mostrou que o Estado de Sergipe tem hoje 93,2% da população de quatro a 17 anos na escola ou creche (2010). O percentual ficou um pouco abaixo da meta para este ano, que era de 93,6%. Outro dado é que 53,3% da população de 16 anos concluiu o ensino fundamental em 2009, superando a meta, que era de 44,1%, e 32,4% da população de 19 anos completou o ensino médio, quando a meta era 31,0%.

No apontamento, 53,3% dos municípios do Estado do Sergipe atingiram a meta de aprendizado adequado à série para o 5º ano do ensino fundamental em matemática e apenas 25,3% em português, 41,3% atingiram a meta para o 9º ano em matemática e 84,0% em português. Mas no geral, o monitoramento das metas do Todos pela Educação apontou que o percentual de alunos com aprendizagem adequada no 5° ano do ensino fundamental foi de 19,2% em língua portuguesa e 16,9% em matemática, bem distante da meta que era 27,6% e 18,3%, respectivamente. 

A situação se repete com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que tiveram índice de aprendizagem de 19,6% em português e 11,7% em matemática. A meta era 22,8% e 16,2%. Já entre os alunos da 3ª série do ensino médio, o percentual de aprendizagem adequada ficou em 25,3% em português e 8,7% em matemática. A meta projetada era de 24,9% e 16,7%, respectivamente.

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DA CIDADE

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