quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Eleitores devem ficar atentos ao prazo de regularização



(Foto: Arquivo )
A Justiça Eleitoral brasileira definiu o dia 9 de maio, seis meses antes das eleições municipais marcadas para outubro, como prazo final para fazer o alistamento eleitoral, a transferência de domicilio e a regularização do título. Desde já o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) convoca todos os eleitores sergipanos a comparecerem aos cartórios eleitorais com antecedência, em relação ao fim do prazo, no intuito de evitar filas e aglomerações que devem ocorrer no período final.
O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos - quem completar 16 anos até 7 de outubro pode votar nas eleições 2012. Já a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de residência.
Vale lembrar que o eleitor que não realizou o recadastramento biométrico até o dia 16 de dezembro de 2011 teve o seu título de eleitor cancelado, devendo, portanto, regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. 
Documentos
O cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos.
Documentos transferência do título
É necessário que o eleitor resida há no mínimo três meses na nova residência e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência. Além disso, é preciso ir ao cartório do seu novo domicílio com o documento de identidade, o comprovante de endereço recente, título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores.
Documentos regularização do título
Documento de identidade, título de eleitor e comprovante de endereço recente.
Fonte: Ascom – TRE/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário