quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ministro libera R$ 2,4 milhões para regularização fundiária do Alto Sertão


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, assegurou a liberação de R$ 2,4 milhões destinados à regularização fundiária do Alto Sertão sergipano. O anúncio foi feito pessoalmente ao governador Marcelo Déda ontem, 23, em Brasília.

"Foi uma vitória importante de Sergipe, já que estes são projetos prioritários do Governo do Estado, pois o público alvo são os agricultores familiares", comemorou o governador. "O programa é um dos principais instrumentos da nossa intervenção no meio rural sergipano".

A regularização fundiária garante ao pequeno trabalhador rural a escritura da terra. Com isto, estes trabalhadores passam a ter acesso ao crédito, por exemplo. Sem o documento legal, eles ficam impedidos de pleitear empréstimos.

Garantia-Safra

Junto com o deputado Heleno Silva, presente à audiência, o governador manifestou ao ministro preocupação com o atraso e as exigências do MDA na liberação do Garantia-Safra, uma espécie de seguro para a agricultura familiar. O ministério não aceitou alguns laudos técnicos sobre as chuvas no Estado. Embora, na média, o inverno sergipano tenha sido favorável às lavouras nesta safra, houve regime de chuvas irregular em algumas regiões do estado.

A floração das lavouras de milho e feijão foi prejudicada por conta de um veranico. Com isto, houve quebra expressiva de safra nos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe, Graccho Cardoso, Feira Nova, Poço Verde e Tobias Barreto.

Dados da Defesa Civil, confirmados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atestam a irregularidade das chuvas nestas regiões, o que justifica o pagamento do Garantia-Safra. "Sergipe", lembrou o governador, "dispõe de um sistema preciso e confiável para medição do clima".

A solicitação do governador, para que o MDA reveja sua decisão de indeferir os laudos meteorológicos que o Estado emitiu, foi aceita pelo ministro. Florence garantiu ao governador que a equipe do ministério irá reavaliar os dados.

Leite

No encontro, Déda apresentou ao ministro uma proposta de parceria num programa de melhoramento genético do gado leiteiro do estado. "Este programa tem foco no agricultor familiar e visa a melhoria da produção de leite com o objetivo de dar sustentabilidade à bacia leiteira de Sergipe", detalhou o governador.

"Também queremos, com ele, fortalecer a presença da agricultura familiar nesta cadeia produtiva". Interessado na parceria, o ministro decidiu agendar reunião entre as equipes técnicas do MDA e do Governo de Sergipe. Nos últimos dez anos, a produção do leite no Estado cresceu 170%, acima da média nordestina e nacional.

Sempre focado na agricultura familiar, Déda encaminhou ainda pedidos para a construção de silos e armazéns nas regiões produtoras de milho. Outra ação solicitada foi a aquisição de uma beneficiadora de arroz para o Baixo São Francisco.

Durante a audiência, onde foi acompanhado pelo deputado federal Heleno Silva, o governador foi assessorado pelo secretário de Agricultura, José Macedo Sobral, pelo coordenador de regularização fundiária da Emdagro, engenheiro cartógrafo Idalton Antonio Martins, e pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

FONTE:NENOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário