sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escolas públicas vão receber conteúdos sobre História da África




No ano letivo de 2012, as escolas públicas vão receber livros didáticos sobre a história e cultura africana e afro-brasileira. Os materiais serão distribuídos para alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Neste ano, as bibliotecas públicas já foram contempladas com esses materiais. Os conteúdos têm como referência os oito volumes da coleção História Geral da África, que foi editada em português através da parceria entre a Organização das Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco - e pelo Ministério da Educação - MEC.
As escolas vão receber também dois livros síntese da obra completa da História da África, com conteúdos relacionados à história, cultura, economia, política e arte. A inclusão da temática história e cultura afro-brasileira no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares está prevista na Lei 10.639, de 2003.  Além da história da África e dos africanos, o conteúdo deve incluir a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
O objetivo dessa iniciativa é oferecer aos estudantes de escolas públicas a compreensão do desenvolvimento histórico dos povos africanos e de sua relação com outros povos. Segundo o setor de políticas para educação no campo e diversidade do MEC, ainda existe no Brasil uma cultura de enbranquecimento da população e de negação de toda uma cultura afro-descendente, que precisa ser combatida através da conscientização.
*Com informações do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário