sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Agricultores do sertão de Sergipe sofrem com a falta de chuva


Em alguns municípios não chove há seis meses.  Há dificuldade para alimentar os animais e a água só chega por carros-pipa. A palha de milho para alimentar o gado foi o que restou da plantação do agricultor José Alves. Faltou chuva desde o início do plantio e a lavoura não se desenvolveu.
Em um assentamento no município de Poço Redondo, sertão de Sergipe , 211 agricultores familiares investiram na cultura do milho e do feijão, mas também tiveram prejuízos. De acordo com Marize Lima, técnica agrícola, na área de 6.211 hectares, 20% é plantada e chegou a perder 100% do cultivo.
Muitos produtores, como José Ferreira, estão vendendo os animais para cobrir as dívidas. Já são mais de seis meses de estiagem no sertão de Sergipe e o município de Poço Redondo é um dos mais atingidos pela seca.
Cerca de 70% dos 31 mil habitantes vivem na zona rural onde toda a plantação foi perdida. Em algumas casas falta água até para beber. No sertão do estado, a água para 80 mil pessoas vem da operação Carro Pipa, do Exército, que atua em cinco municípios.
Com informações faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário