sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sistema Integrado Alto Sertão será ampliado pela Deso

Com o objetivo de minimizar os efeitos da estiagem na região semiárida sergipana. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) dá início, neste segundo semestre, a ampliação do Sistema Integrado do Alto Sertão. Os investimentos de R$ 74 milhões foram garantidos pelo Governo do Estado, através do PAC Prevenção Seca. As obras, em fase de licitação, abrangem a construção de uma nova adutora e de estruturas complementares, beneficiando mais de 120 mil habitantes.

A ampliação do Sistema Integrado do Alto Sertão permite que a Deso amplie e assegure a oferta de água até o ano de 2035. São atendidos pelo projeto os municípios de Frei Paulo, Moita Bonita, Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da glória, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Miguel do Aleixo.

A região semiárida do estado apresenta como característica básica, as poucas alternativas de fontes para suprimento de água, este contexto se torna mais agravante devido às poucas ocorrências de chuva na região. Para suprir esta demanda, a empresa adotou como alternativa o uso das águas do Rio São Francisco, visto que suas águas e distância, viabilizam o seu uso.

Durante as obras será construída uma nova adutora, com extensão total de 75 km, além de estruturas complementares como: sub-adutoras, estações elevatórias, centro de reservação e rede de distribuição. Com o sistema ampliado, haverá a otimização dos serviços oferecidos, assegurando regularidade no abastecimento àqueles que por muitos anos são castigados pela estiagem.
Fonte: Deso

Nenhum comentário:

Postar um comentário