quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Crime ambiental em Canindé de São Francisco

Até hoje, 17, o fogo que se alastrou rapidamente na serra em Canindé de São Francisco ainda insiste em continuar sua tragetória de devastação exatos 3 dias depois  do seu início.  
A  tarde do dia 15 foi quando começou os primeiro focos do incêndio. Ao cair da noite o cenariode era de horror e podia ser visto de várias partes da cidade.  A visão da serra agonizando era impresionante. 

As proporções da devastação só serão vistas e analisadas após a certeza de que não haja mais focos de incêndio e assim a subida poderá ser feita com segurança.

 

Levantamenta de suspeitas

 

Algumas pessoas que não querem indentificar-se dizem ter visto os autores do ato e atribuem ao fato a intenção de plantações no cume da serra e também na parte baixa da mesma, chamada de "pé da serra." 


Outra hipotése dão conta de que o ato é para a "limpeza" da vegetação e dessa forma abrir a possibilidade para a apropriação e construção de moradias .
Sejam quais forem as hipóteses o que dar para perceber é que, visivelmente, uma parte da serra ainda arde em chamas até hoje por volta das 4 da manhã.

 

Comentário de um morador das proximidades

 

Eu acho que alguém tem  aintenção de fazer um plantação lá em cima da serra e por isso "tocou" o fogo. Tem gente querendo se apropriar da chapada lá em cima mais a chesf não deixa. Também tem gente querendo invadir os terrenos da prefeitura para fazer casas.

Jornalista Luiz Eduardo Costa e o seu apelo

 

Logo ao saber do fato o jornalista Eduardo Costa noticiou na FM Xingó o fato e cobrou providências as autoridade, mais, lamentavelmente, parece que a sua voz não foi ouvida e nem sentida. Usando da única ferramenta a seu dipor, o rádio, ele fez solicitação, chamou para a reflexão o que o incêndio poderia causar em termos de ganhar proporções por questão da seca, a emininência da perca de biodiversidades vegetais que nascem no cume da serra e as pequenas vidas de filhotes que, por ocasião do fogo, tem que ser abandonados pelos seus pais e expostos a dura sorte do ceifamento da vida. Falou por longo tempo e, ao que parece, seu grito e apelo não foi ouvido. Sendo ele um defensor do meio ambiente a sua indignação foi muito bem ouvida e divulgada mais prevaleceu a tolerância dos que nada fazem para reprimir atos como esse. Luiz Eduardo Costa deve ter sentido o que é não ser escutado, um fato lamentável. O acesso a serra é dificil e os recursos humanos existentes são parcos para uma possível deflagração dos focos de incêndio.

A serra é local de peregrinação

 

 

Essa sera é um dos cartões postais da cidade de Canindé. Ao descer para a prainha beira rio, onde ficava a antiga cidade, as pessoas podem ver a sua extensão e a grande vegetação de caatinga e outras espécies existentes ali. Habitat natural da vida selvagem, a serra é também local de peregrinação dos católicos que sempre executam o ato da VIA CRUCIS e fazem caminhada até o cume da serra onde encontra-se uma cruz fincada e à chamam de o cruzeiro. 

Parte da  cultura de Canindé, tanto a serra quanto o monumento do cruzeiro foram poupados. As proximidades do "pé" das cruzes foram cuidadosamente limpos, fazendo com que fique caraterizado a intenção de não danificar os munumentos religiosos. 

Por ser de dificil acesso ela é usado por trilheiros, motociclistas que procuram qventuras, também é palco de esportes radicais além de abrigar uma infinidade de animais selvagens ainda existentes lá. Ao que se sabe a vida animal lá em cima está um pouco preservada e o local e muito gostoso de ser visitado.

 

Secretria de Obras, Secretaria de Agricultura e a de Meio Ambiente

Os órgãos responsáveis pela fiscalização das situações levantada aqui, invasão e ou plantação, em assim sendo, é incubência dos dois setores que devem juntar-se para fiscalizar, coibir e até gerar, através de campnhas educativas a sugestão de educação para uma maior consciência sobre o ato dos ateamentos de fogo. A secretaria de meio ambiente por sua vez poderia gerar palestras educativas e vídeos para o entrelaçamento de um projeto junto aos outros setores da Prefeitura Municipal de Canindé. O cidadão precisa ser educado para ter uma consciência mais responsável para com a natureza e dessa forma poder dar a sua contribuição com mais afinco.  

Nosso comentário

 

Ao subir na serra, hoje às 4:40 dava para ver a devastação que o fogo causou. Lagartos, cobras, ninhos de passáros em tquase cinzas. O cheiro de queimada só não era insuportável devida a brisa que vem do rio São Francisco. Nesse  momento já não existia mais batéria para o continuação das fotografias e as cenas não poderam ser registradas.
 
 
O Acontecido é merecedor de uma investigação e até de campanhas para consciêntizar e reprimir intenções de atos como esse, pois notadamente, na região atear fogo é fato público e notório além de ser herança primitiva do antigo modos operando para a plantação de roçados.

com informações do revistacaninde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário