terça-feira, 7 de setembro de 2010

Estado fortalece controle da redução da mortalidade

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou nesta sexta-feira  dia 03, equipamentos de informática a 20 municípios sergipanos, com o objetivo de fortalecer as ações destinadas ao cumprimento do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal, estabelecido pelo Governo Federal. Os computadores, doados pelo Ministério da Saúde, foram entregues durante a reunião mensal do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), a fim de operacionalizar os Sistemas de Informação sobre Mortalidade (SIM), Nascidos Vivos (Sinasc) e Agravos de Notificação (Sinan).
A entrega foi feita pela secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, que preside o CIE. Na ocasião, ela destacou a importância da doação dos computadores para fortalecer os sistemas de gestão dos indicadores da mortalidade materno-infantil em Sergipe. Nós só podemos saber como nossas crianças estão nascendo, vivendo, crescendo e morrendo, com um bom sistema de informação e com a plena gestão dessas informações, frisou.
Mônica Sampaio lembrou que o repasse dos equipamentos vem complementar uma série de ações adotadas pela SES, em parceria com o próprio ministério e as secretarias municipais de Saúde, para melhorar assistência materno-infantil no Estado. Ela citou como exemplo a entrega, no último dia 27, a diretores de hospitais regionais e maternidades de Sergipe, de 385 aparelhos, entre os quais, monitores de sinais vitais tipo II e tipo III, berços aquecidos e fototerápicos, incubadoras, ventiladores pulmonares, eletrocardiogramas portáteis, desfibriladores e carros de emergência.
Todo esse conjunto de ações é parte de uma grande mobilização nacional, convocada e pactuada pelo Governo Federal, para reduzir a mortalidade materno-infantil, ressaltou. Mônica Sampaio citou ainda outros exemplos de ações, no âmbito da SES, que já têm impacto direto nesse indicador de saúde.
Estão entre as ações o aumento em 10% da cobertura das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), a ampliação para 64 do número de leitos intermediários e de terapia intensiva e a descentralização dos bancos de leite, com a implantação e funcionamento de unidades desse tipo em Itabaiana e Lagarto. Com isso, conseguimos, entre 2006 até o momento,  reduzir a taxa de mortalidade infantil de 21,27 para 15,10 por mil nascidos vivos, frisou.

Municípios contemplados - Dos 20 municípios beneficiados, nove foram contemplados por terem sido definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, enquanto os outros 11 receberam os equipamentos por obterem bom desempenho na gestão dos sistemas de informação sobre os indicadores de saúde de seus municípios com relação à mortalidade infantil. Na verdade, esses computadores vão fortalecer o sistema de informação quanto à ocorrência de óbitos de nascidos vivos, explica Giselda Melo, diretora de Vigilância Epidemiológica da SES.  Os municípios contemplados foram Aracaju, Capela, Lagarto, Estância, Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da e São Cristóvão, Arauá, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Canindé do São Francisco, Feira Nova, Laranjeiras, Malhador, Neópolis, Pinhão e Telha. Esses equipamentos vão facilitar e agilizar o processamento das informações, ampliando também a responsabilidade dos municípios na redução da mortalidade infantil e, consequentemente, no cumprimento das metas estabelecidas pelo pacto, salientou Iêdo Andrade, secretário de Saúde de Boquim. 

fonte:jornaldodia

Nenhum comentário:

Postar um comentário