quinta-feira, 19 de abril de 2012

SEM TERRA SÃO AMEAÇADOS EM SERGIPE


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em Sergipe, iniciou nesta segunda-feira (16 de abril) as ações que fazem parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, além de Atividades em Memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás – PA, em 17 de Abril de 1996.

Na manhã de ontem (18/04/2012), os acampados da Fazenda Camaçari, localizada no município de Itaporanga D’Ajuda e de propriedade de Maria Augusta Garcez. Foram surpreendidos por policiais civis (no Celta cor prata, placa NVK 3759), armados e ameaçando as famílias. No inicio da tarde, apareceu outro carro, com dois policiais. À tarde, as famílias ligaram para a Direção Estadual do MST, relatando que chegou mais um carro (SSP/0915) com policiais e outros carros com 13 pistoleiros, acompanhados de um familiar da Proprietária. O clima é tenso no local, pois, uma viatura da policia civil permaneceram à noite no local (ainda estão no local) com três policiais a paisana, agredindo verbalmente as famílias, por exemplo: “Macaco quando começa a se mexer realmente precisa de chumbo” entre outros. As 100 famílias do local e o Movimento Sem Terra vêm divulgar esta ação para que o Estado de Sergipe não corra o risco, de dois dias depois denunciarmos os 16 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, assistirmos a mais um massacre. A área possui laudo de vistoria com parecer de improdutividade e tramita no INCRA/SE.

Outra noticia foi o incêndio criminoso, realizado, no Acampamento Nova Independência I, Fazenda São Domingos de propriedade do Sr. Erinaldo de Oliveira em Carira na noite do dia 18/04/2012, onde atearam fogo e deram tiros, fugiram do local. Há 70 famílias que residem no local.

Os principais pontos de pautas da Jornada são: elaboração de um plano emergencial para o assentamento das mais de 186 mil famílias acampadas e a criação de um programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos em habitação rural, educação e saúde, além de crédito agrícola. 

Ações que foram realizadas e as que estão em andamento em Sergipe: uma ocupação de terra- fazenda Camaçari em Itaporanga D’Ajuda; reocupações de áreas sem andamento no INCRA (Fazendas: Nossa Senhora das Graças município de Santo Amaro das Brotas- acampamento Celso Furtado com 30 famílias - propriedade de Domingos Sátio; Fazenda Boi Bravo município de Capela-acampamento Pão de Açúcar com 65 famílias propriedade da Usina Sanagro; Fazenda Campos Novos município de Carira de propriedade de Antonio Augusto Leite Santos neto com 200 famílias. Trancamentos em 14 pontos de Rodovias e BR, e audiências com Secretários de estado, órgão. Além disso, a sede do INCRA permanecer ocupada.
COM INFORMAÇÕES DO MST

Nenhum comentário:

Postar um comentário