quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gestores têm até o dia 30 para encaminhar prestações de contas ao TCE


Até o próximo dia 30 os administradores públicos e responsáveis por unidades ou entidades das administrações direta e indireta, dos poderes do Estado e dos Municípios sergipanos deverão encaminhar suas respectivas prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prazo está previsto no Calendário de Obrigações elaborado pela Corte de Contas com o intuito de informar a natureza legal e as datas-limite para entrega de documentos por parte dos órgãos jurisdicionados.
A obrigatoriedade tem como interessados secretários municipais e estaduais, dirigentes de Fundos, Fundações, autarquias e de empresas públicas, bem como os presidentes de Câmaras Municipais.
De acordo com a nova Lei Orgânica do TCE (Lei Complementar Estadual nº. 205/2011), a prestação de contas deve ser apresentada ao Tribunal até o dia 30 de abril do ano subsequente ao exercício financeiro encerrado.
A mesma Lei considera prestação de contas anual o procedimento pelo qual os ordenadores de despesa, gestores e demais responsáveis, dentro do prazo legal, apresentam ao Tribunal de Contas os documentos obrigatórios destinados à comprovação da regularidade do uso, emprego ou movimentação dos bens, numerários e valores públicos da administração que lhes foram entregues ou confiados.
Já o Regimento Interno do Tribunal diz que, não sendo as contas das mesas das Câmaras apresentadas até o dia 30 de abril do exercício subsequente, conforme exigência legal, o corregedor-geral do TCE levará o fato ao conhecimento do Pleno para adoção das medidas cabíveis.
As prestações de contas dos chefes do Poder Executivo Estadual e Municipal, na forma e nos prazos previstos em lei, devem ser apresentadas em via documental única, acompanhadas da correspondente versão digital, gravada em meio eletrônico.
Ascom TCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário