sexta-feira, 13 de abril de 2012

Márcio Macêdo reúne-se com ministra para buscar soluções emergenciais para a seca


O deputado federal Márcio Macêdo (PT) e outros doze parlamentares petistas do Nordeste participaram, na última quarta-feira, 11, de uma audiência com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. A reunião serviu para discutir medidas emergenciais de combate à seca na Região Nordeste e viabilizar soluções estruturais para o problema, que assola, todos os anos, milhões de brasileiros.

De acordo com o parlamentar sergipano, o encontro foi bastante proveitoso e serviu para cada deputado apresentar a situação do seu Estado para a ministra. Em sua explanação, Márcio informou que 17 municípios de Sergipe decretaram estado de emergência. “Relatei que temos enfrentado muitos problemas com a falta de água e que precisamos tomar medidas urgentes de resolução do problema, pois a ação do Exercito na região não está sendo suficiente e logo deve se encerrar”, afirmou.

No encontro, os deputados cobraram do Governo Federal a edição de uma Medida Provisória liberando recursos para atender os agricultores prejudicados pela seca, já que a safra de 2011 foi inteiramente perdida, e a de 2012 sequer chegou a ser plantada. Além disso, os parlamentares pleitearam a suspensão dos leilões de terras, feitos por bancos, para pagamento das dívidas dos agricultores. Cerca de 110 mil pequenos produtores terão suas dívidas executadas, caso o Governo não suspenda esse processo.

“Estamos vivenciando um processo de seca muito grande em todos os Estados do Nordeste. Essa é uma tragédia silenciosa, um momento difícil para aquela região. Defendo um novo modelo de desenvolvimento regional para o Nordeste, para aprofundar as transformações na região. Fiquei entusiasmado com o posicionamento da ministra, que se mostrou muito sensível ao problema”, ressaltou.

Na próxima quarta-feira, 18, uma nova reunião com a ministra Ideli Salvatti será realizada, desta vez, com a participação de deputados federais e senadores de toda a região e de todos os partidos. Além disso, uma comissão interministerial deve ser criada para discutir a questão.

Assessoria Parlamentar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário