quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vereador Juarez faz denuncia sobre situação do canal de irrigação do Projeto Califónia


Vereador Juarez e o Promotor Fábio Viegas - (Revista Canindé)


Canindé de São Francisco/SE – Vereador Juarez dos Santos – Juarez de Vavá – aproveitando a fiscalização dos órgãos do governo como Ministério Público, IBAMA, Polícia Federal efetuou denuncia da situação em que se encontra o canal de irrigação do Projeto Califórnia.

O vereador Juarez chegou ao Ministério Público e foi recebido pelo Promotor de Justiça Dr. Fábio Viegas Mendonça, que, mesmo já estando de saída, fez questão de receber ao parlamentar e ouvir as denuncias.
Na verdade o vereador Juarez de Vavá já vinha denunciando a situação desde o começo do seu mandato. Não foram poucos os posicionamentos que o vereador fez na tribuna do Legislativo Municipal, imprensa local e até imprensa externa. Sempre deixou claro que a situação é de responsabilidade do Estado e que quem mais perde com a situação é população dos lotes irrigado que fazem uso da água, usando em alimentação e nos trabalhos diários como higiene e em geral do consumo humano. 

A situação do canal, em sua grande extensão, não é fiscalizada, veja bem: o canal é usado como local de banho de pessoas e até animais, também já foram encontrados fetos humanos, animais  mortos já em estado de decomposição, portas de carro, descartes de material de lixo doméstico, praticas de sexo por pessoas não identificadas mais do conhecimento da população.... e toda essa água tem um fim: chegar na casa do cidadão e ser usada para consumo humano.

O vereador Juarez disse; “Graças aos governador do Estado Marcelo Déda que vem fazendo muito e de forma continuada pelos donos de lotes do Projeto Califórnia podemos afirmar que existe mais ganhos do que perca; hoje os donos de lotes estão isentos das taxas de abastecimento de água e isso representa ganhos estimativos, porém, não podemos fechar os olhos e deixar de ver outras situações que dizem respeito a saúde da população pois na verdade é a mais prejudicada nisso tudo. A questão da maneira como se encontra o canal de abastecimento de água para o  povo do Projeto Califórnia é preocupante. Como sugestão eu solicito que uma limpeza geral em todo o canal seja efetuada e após isso seja pensada a colocação de uma cobertura no canal e isso já amenizaria bastante o quadro de melhoria da higiene do canal. É uma questão que resulta em saúde pública onde o débito fica para o município de Canindé de São Francisco e o Estado. Nós não podemos deixar isso acontecer com o cidadão de Canindé de São Francisco, a água que eles tomam precisa ter a mesma atenção e tratamento que os usuários da sede local tem. É preciso que os órgãos representantes dos governos Federal e Estadual tenham consciência dessa situação que só faz macular a imagem de Canindé de São Francisco e da saúde dos moradores dos lotes irrigados do Projeto Califórnia. É triste ver essa situação que já vem se arrolando desde que Canindé de São Francisco deu inicio aos lotes irrigados, ou seja, cerca de 20 anos atrás e nada foi feito para melhorar essa situação até o presente momento. A população de Canindé já tem água tratada dentro da cidade é preciso que o Estado crie algum mecanismo de tratamento para levar água saudável ao povo do Projeto Califórnia. Essa é a minha maior preocupação, enquanto vereador de Canindé de São Francisco, e o motivo para que eu efetue a denuncia junto ao Ministério Público, na pessoa do Dr. Fábio Viega, que aliás mim recebeu com extrema educação e atenção. Sobre isso estou muito grato ao Promotor. Percebi que quando ele mim recebeu demonstrou preocupação para com a situação. Isso me fez refletir sobre o grande papel que o Promotor vem fazendo em suas ações no município de Canindé de São Francisco, realmente muito sério".
FONTE:REVISTA CANINDÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário