sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sergipe - Professores do estado podem não iniciar ano letivo 2013

Os professores da rede estadual poderão entrar em greve ainda neste mês, suspendendo as atividades antes do início do período letivo 2013. O indicativo foi decidido em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Sergipe (Sintese) realizada em dezembro, e será debatida em nova reunião, no dia 26 de fevereiro. A categoria reivindica o reajuste de 7,97% no piso salarial, e solicita um posicionamento por parte do governo.

De acordo com Roberto Santos, diretor de base do Sintese, o secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, comprometeu-se em reunião a mediar uma negociação com o governo. “Ele [Silvio Santos] nos recebeu no dia 11 de dezembro, depois da nossa paralisação, e até então temos tentando entrando em contato. Ainda não fomos recebidos, apesar das recorrentes tentativas. Estamos cobrando, por que precisamos de uma resposta para a categoria”, diz.

Roberto relata que a proposta dos professores não foi debatida mesmo depois da aprovação do legislativo. “Em setembro, a proposta foi validada pelos deputados, mas o governo não se abriu para as negociações. Por isso, não descartamos a possibilidade de greve, mas iremos primeiro submeter a decisão à categoria para só então obter nossos encaminhamentos de luta”, explica.

Caso a proposta de greve seja acatada pelos professores, o início de uma nova paralisação deverá acontecer entre o final de fevereiro e o início de março. A assembléia do dia 26 deverá acontecer a partir das 9h, e ainda não tem local divulgado.

Seed
Segundo Belivaldo Chagas, Secretário de Estado da Educação, a discussão sobre o reajuste salarial dos professores foge à alçada da Seed. “A Secretaria de Educação apenas executa a política econômica do governo, mas não entra no mérito dessa discussão. O Sintese não abriu essa discussão conosco”, alega.

com informações da infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário