sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comitê monitora ações de enfretamento às consequências em sergipe

Dando continuidade às ações de combate a seca anunciadas pelo governador Marcelo Déda no dia 23 de maio em Poço Redondo, o Comitê Integrado de Combate à Seca reuniu-se no auditório do anexo da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), para avaliar o andamento das ações. O Comitê foi instituído pelo governador e é constituído por diversas secretarias e órgãos estaduais.

Durante o encontro, o Comitê avaliou cada ação e utilizou a ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para monitorar as ações de enfretamento às consequências da seca.

“Essa reunião tem o objetivo de monitorar e avaliar as ações estratégicas relacionadas às ações imediatas, urgentes e objetivas que o Governo do Estado já está tomando para levar mais água, mais alimento e mais esperança para a população que está sofrendo as consequências da seca aqui em Sergipe”, declarou o secretário de Estado da Agricultura e coordenador geral do Comitê, José Sobral.

O secretário Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, explicou que a reunião faz parte de uma lista de ações determinadas pelo governador para minorar os efeitos da seca em Sergipe.

“Estamos realizando um verdadeiro mutirão para diminuir as dificuldades que a seca traz a população do semiárido, atuando em diversas frentes, a exemplo da disponibilização de recursos hídricos, estímulo a agricultura, fornecimento de forragem para a sobrevivência dos animais”, informou o secretário.

Segundo o coronel Mendes, coordenador estadual da Defesa Civil, o aumento de 40% na oferta de água, determinado pelo governador, já foi iniciado. Começamos nas nove cidades atendidas pela Defesa Civil e esperamos, nos próximos 10 dias, entrar também nos municípios atendidos pelo Exército. Para isso, estamos cadastrando novos pipeiros, explicou. A oferta de alimentos também já começou a ser incrementada em 40%.

Também participaram do encontro os secretários de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, do Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento, o secretário da Casa Civil, Jorge Alberto, e representantes da Emdagro, Semarh, Deso, Banco do Nordeste, Banese, Banco do Brasil etc.

com informações do faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário