sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana Santa: Hemose espera ampliar doações de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) é a unidade especializada pela coleta, processamento e distribuição de sangue para atendimento da Rede Hospitalar. Com a aproximação de mais um feriado prolongado, o serviço aguarda o comparecimento da população para realizar a doação de sangue no período que antecede a Semana Santa, devido à possibilidade de acidentes e aumento dos atendimentos nas emergências dos hospitais.

Segundo estatísticas do Hemocentro de Sergipe, a demanda transfusional realizada nas unidades hospitalares, em especial, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, tendem a aumentar cerca de 20% no período da Sexta-Feira da Paixão até a Páscoa.

De acordo com a gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, o serviço espera formar um estoque suficiente para atender todos os pacientes que necessitem de transfusão. “O ideal é receber 120 doações diárias, mas o déficit é de 40%. Para manter o nosso estoque equilibrado durante o feriado, precisamos que os doadores se sensibilizem e colaborem com a doação de sangue”, destacou.

A enfermeira contou ainda que, para alcançar níveis razoáveis de doações, a unidade deverá convocar os voluntários fidelizados ao serviço. “Sempre buscamos parcerias com os grupos que já fazem doação periodicamente, lembrando que todos os cidadãos que queiram doar pela primeira vez são muito bem-vindos”, avisou Florita Aquino.

Quem pode doar sangue?
Para contribuir com o serviço, os candidatos devem ter idade entre 16 anos e 69 anos, boa saúde, peso acima de 50 kg. É necessário portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, dentre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, além da tipagem sanguínea.

Da ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário