segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Municípios sergipanos receberam mais de R$ 390 milhões do Fundeb


Nas eleições 2012 os eleitores devem ficar atentos às pretensões dos candidatos para política educacional dos municípios de Sergipe, pois é um direito de todos segundo a Constituição Federal, portanto o ensino de qualidade ainda é um desafio nas cidades sergipanas.
Por falta de oportunidade, o agricultor Daniel, não se dedicou aos estudos, consequentemente escreve apenas seu nome e não sabe ler. Apesar da falta de estudos, o agricultor não deixou incentivar sua filha a estudar. “Perdendo estudo, a pessoas acaba perdendo tudo. Como pai, eu procuro dizer a minha filha que estude para ser alguém lá na frente”.
Além da dificuldade em ter um ensino de qualidade, a filha de seu Daniel e outros estudantes, que dependem da rede municipal, esbarram em obstáculos como o acesso à escola, pois a estrada de chão dificulta o caminho com a lama provocada pelas chuvas. “Acabo chegando sempre em cima da hora”, conta filha.
Avanços
Dados da União Nacional dos conselhos municipais secção Sergipe mostram que as cidades do estado vêm conseguindo alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, que espera alcançar até 2021 um índice 6.
“Embora o compromisso por determinação constitucional do município, seja com Ensino Fundamental. Isso não impede que algumas cidades onde, por exemplo, falte uma escola de nível médio, o próprio município tome a iniciativa de criar essa escola”, destaca Denise Leal Fontes, mestra em direito público.
Fundeb
No primeiro semestre deste ano, os municípios sergipanos receberam mais de R$ 390 milhões de reais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), valor para ser investido na educação básica.
“O recurso do Fundeb tem uma média de aplicação de 90% nos salários dos professores. Precisamos atentar para a aprovação do Plano Nacional de Educação que está em tramitação no senado e que esperamos que as metas sejam cumpridas e projetadas na Conferência Nacional de Educação. Caso seja aprovado teremos uma educação com mais recursos”, explica Humberto Gonzaga, coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Secção Sergipe.
Recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), são repassados aos gestores municipais para investimentos no transporte e a alimentação escolar.
 
·         Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário