domingo, 5 de outubro de 2014

Jackson Barreto é eleito governador de Sergipe


Jackson Barreto (PMDB) é o governador eleito de Sergipe no pleito realizado neste domingo, 5. Atual chefe do executivo estadual, o candidato do PMDB obteve mais de 53,5% dos votos computados, o que garantiu sua vitória ainda no primeiro turno. O candidato Eduardo Amorim (PSC), seu principal adversário, somou 41,3% dos votos.  Até agora foram apuradas 97,35% das urnas. Os votos brancos somam 6,28% e os nulos, 12,63%.
Empossado governador do estado após a morte do ex-governador Marcelo Déda, Jackson Barreto chegou ao cargo máximo do estado pelas urnas pela primeira vez. “Estou um pouco mais idoso, um pouco mais experiente e conhecedor da máquina administrativa mais profunda, mas em nenhum momento eu perdi a confiança no povo e que teria uma vitória para continuar trabalhando pelo povo de Sergipe”, declarou neste domingo.
Perfil
Jackson Barreto de Lima (PMDB) é sergipano de Santa Rosa de Lima, município onde nasceu no dia 6 de maio de 1944. Filho do bodegueiro Etelvino Alves de Lima e da professora Neuzice Barreto de Lima, aos 14 anos de idade passou a residir em Aracaju.
Formado em Direito, é funcionário público lotado na Receita Federal, tendo antes trabalhado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde ingressou ainda adolescente, como entregador de telegramas.
Iniciou a militância política como secundarista no Centro Acadêmico Clodomir Silva, do Colégio Atheneu Sergipense.
Foi líder estudantil no DCE da Universidade Federal de Sergipe ainda nos anos 60, onde somou-se à resistência à ditadura militar. Militava clandestinamente no PCB, quando ingressou no MDB em 1970. Em 1972, foi eleito vereador em Aracaju e, em 1974, foi eleito deputado estadual.
Foi preso político por duas vezes, em 1972 e 1976, esta última durante a Operação Cajueiro. Foi julgado e absolvido em 1978 pela Auditoria Militar da Bahia. Em 1978, foi eleito para o primeiro dos quatro mandatos de deputado federal. Em 1979, integrou a coordenação da Campanha Nacional pela Anistia. Foi um dos líderes em Sergipe da campanha pelas Eleições Diretas, a Diretas-Já, em 1984.
Em 1985, foi eleito prefeito de Aracaju na primeira eleição direta para as prefeituras das capitais. Voltou à Prefeitura de Aracaju em 1992. Entre um mandato e outro foi o vereador mais votado da história na capital.  Em 1994,com Jackson Barreto, pela primeira vez um candidato das esquerdas disputou o governo do Estado.
Voltou à Câmara Federal em 2003 e em 2007. Em 2010, aceitou o convite para ser o vice na chapa encabeçada pelo governador Marcelo Déda (PT). Durante o tratamento de saúde de Déda, atuou como governador interino por quase um ano. Assumiu definitivamente o governo após a morte de Marcelo Déda, em 2 de dezembro de 2013.
infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário