quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pessoas com mais de 60 anos têm encontrado vagas

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, não é tão simples conseguir um novo emprego. Se a juventude enfrenta grandes desafios, os idosos se deparam com exigências ainda maiores para chegarem à contratação.
Apesar deste cenário, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – analisados pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, mostram que o total de pessoas com mais de 60 anos de idade ocupadas se expandiu 6,8% no Brasil, entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período de 2013, sendo a faixa etária que mais avançou em relação às demais, no período estudado. Para o Nordeste, o resultado foi menor, porém positivo, alcançando alta de 2,9%.
A presença de pessoas mais velhas no mercado de trabalho decorre-se, principalmente, do envelhecimento da população, da busca por mão de obra mais qualificada e experiente, além das regras da aposentadoria que reduzem a renda das pessoas que resolvem trabalhar por menos tempo.
Mesmo que a experiência represente parcela significativa do conhecimento e seja um ponto positivo em um mercado bastante concorrencial, o grupo profissional idoso corresponde a apenas 6,5% do total empregado em todas as idades, configurando um banco de talentos tecnicamente preparado para atendar às demandas do mercado.
Vale ressaltar também que muitos idosos, segundo especialistas, possuem pouco interesse em voltar a trabalhar devido às melhorias de renda oriundas da alta do salário mínimo.
Fonte: Ascom Fies

Nenhum comentário:

Postar um comentário