terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cavernas de Sergipe potencializam turismo no Estado

Uma janela para um mundo totalmente novo e desconhecido, atrelada à conscientização ambiental, desponta a possibilidade de  às Cavernas de Sergipe somarem-se ao potencial turístico do Estado. Buscando esse foco, foi iniciada dia, 10, a primeira Capacitação em Espeleoturismo para Guias e Condutores de Espeleoturismo. Ofertado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável, (IABS), o curso também conta com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). 

O curso está sendo realizado no município de Laranjeiras e acumula o número de 46 participantes oriundos da Bahia, Alagoas e de Sergipe.  É uma ação emergencial apontada pelo Plano de Ação Nacional Cavernas do São Francisco (PAN Cavernas), em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e a baixa qualidade na experiência turística verificadas nestas cavidades. 

Segundo a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, a iniciativa do IABS é muito bem vinda para o Estado pelo intercâmbio entre Estados participantes da capacitação, e, sobretudo, por vir a valorizar o potencial espeleológico do Estado. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Turismo do IABS, Marcela Pimenta, o Curso de Capacitação em Espeleoturismo para Guias e Condutores de Espeleoturismo irá contemplar o Alto, Médio e o Baixo São Francisco. Na região do Baixo São Francisco, pela reunião de cavernas, a região escolhida foi a de Laranjeiras. Destaca que no Alto São Francisco, o curso ocorreu em Ouro Velho/MG, faltando apena socorrer no Médio São Francisco.

A coordenadora explica que considerando as ameaças que envolvem a bacia, a exemplo de mineração, turismo, ocupação  urbana, obras de engenharia, vandalismo entre outras práticas, o PAN Cavernas do Baixo São Francisco identificou a necessidade de conscientização e capacitação dos monitores e condutores espeleológicos acerca do tema.

“Como algumas cavernas inseridas na região da bacia do Alto, Médio e Baixo São Francisco recebem um fluxo considerável de visitantes, esta iniciativa inédita busca levar aos profissionais que trabalham em cavernas a capacitação inicial necessária para melhoria da experiência turística”, explica Marcela Pimenta.
 Por: - Semarh

Nenhum comentário:

Postar um comentário