sábado, 11 de abril de 2015

Semana do MEI começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira a sétima edição da Semana do Microempreendedor Individual. Em Aracaju o evento será realizado na Praça General Valadão, das 8 ás 18hs, oferecendo gratuitamente orientações e capacitações a todos os proprietários de pequenos negócios e a quem deseja concretizar o sonho de abrir uma empresa.
Este ano a Semana será promovida também em Estância, na Praça Barão do Rio Branco, e em Glória, na Praça Antonio Alves Oliveira, ambas localizadas no centro de suas respectivas cidades, no período de 15 a 18 de abril.
Em todos os locais o público terá acesso a informações sobre o Programa Microempreendedor Individual (MEI), os requisitos necessários para a formalização, além de orientações sobre serviços de baixa, alteração de empresa, preenchimento da Declaração Anual de Rendimentos e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.
Diariamente os visitantes também terão a oportunidade de participar de diversas oficinas sobre temas como compras, vendas, planejamento, finanças, empreendedorismo e associativismo e palestras promovidas pelas entidades parceiras do Sebrae na realização do evento.
Uma das novidades desta edição é o lançamento de um aplicativo gratuito desenvolvido para auxiliar o MEI a organizar pelo smartphone as vendas e despesas e a ficar por dentro dos benefícios e obrigações previstos pela legislação. A ferramenta foi criada pelo Sebrae em parceria com o Buscapé.
“A proposta da Semana é oferecer em um só espaço informações e capacitações para ajudar os empreendedores a administrar o próprio negócio. Queremos mostrar a esse público que é importante estar preparado para superar as adversidades e enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo”, explica o superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.
A meta da organização é atender 2,8 mil pessoas nas três cidades. Em 2014 foram realizados 1.947 atendimentos durante a Semana do MEI.
Parcerias
Além da equipe técnica do Sebrae, representantes dos órgãos envolvidos nos processos de abertura e fechamento de empresas também estarão fornecendo orientações aos pequenos empreendedores. Agentes de instituições financeiras também disponibilizarão ao público informações sobre produtos e serviços bancários para alavancar os negócios.
Eles serão orientados sobre as linhas de crédito disponíveis para capital de giro e aquisição de equipamentos e as taxas e documentos necessários para solicitar o financiamento.
O MEI é a modalidade jurídica destinada às pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.
Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 45,40, o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são o direito ao CNPJ, o de emitir notas fiscais, vender para o governo, além de ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Em Sergipe mais de 31 mil pessoas estão enquadradas como MEI.
São parceiros do Sebrae na realização do evento os Bancos do Brasil e do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, Banese, Prefeitura de Aracaju, Jucese, Ceape, Adema, INSS, Unicred, Corpo de Bombeiros, Fundat, Instituto Federal de Sergipe, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal e a Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeitura de Estância, Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância, Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, Câmara de Dirigentes de Nossa Senhora da Glória, Emdagro e Receita Federal.
por SEBRAE, ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário