quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

UFS divulga nota sobre corte de energia

Por meio de nota, a reitoria da Universidade Federal de Sergipe esclarece os fatos relativos à interrupção do fornecimento de energia ocorrido na Cidade Universitária durante a manhã desta quarta-feira, 25. Leia a nota abaixo:

"A Universidade Federal de Sergipe, cônscia de suas responsabilidades, inclusive perante seus fornecedores, viu-se surpreendida, na manhã de hoje, com a ação brusca da ENERGISA, concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica, que efetuou a supressão do fornecimento de energia elétrica no Campus de São Cristóvão, quando estavam em pleno funcionamento todos os serviços ali instalados.
Uma ação similar jamais se registrara na UFS, nem no tempo da ENERGIPE, nem a partir da assunção dos serviços pela ENERGISA, após a privatização daquela. Em qualquer situação, sempre prevaleceu o diálogo até a resolução de todos os problemas por ventura existentes entre o prestador do serviço e o consumidor.
Ademais, a jurisprudência dominante no país é no sentido de que, mesmo em caso de eventual inadimplência, deve-se garantir o fornecimento do serviço de energia elétrica a unidades prestadoras de serviços indispensáveis, tais como hospitais, escolas etc. Ora, ao que parece a UFS ainda é uma instituição pública federal de ensino superior. Nada faz constar que ela não mais o seja! E é exatamente no Campus que sofreu o corte de energia elétrica onde está instalada a maioria esmagadora de suas atividades docentes (salas de aula em pleno funcionamento, laboratórios com suas múltiplas pesquisas, serviços administrativos, dentre os quais, nesta data, os de atendimento aos novos alunos que se matriculavam etc.). Os prejuízos? Incalculáveis, moral e materialmente considerados. 
A ação imediata do reitor da UFS junto à presidência da ENERGISA fez com que o serviço fosse restabelecido no fim da manhã. Ainda bem! 
A falta de bom senso por parte da empresa concessionária e de diálogo prévio entre o comando superior da mesma e a gestão superior da UFS, nesse caso, lamentavelmente, macularam o diálogo construtivo e o bom entendimento que sempre existiram entre as duas entidades ao longo do tempo e que vinha se estreitando nos últimos dois anos, em benefício das duas partes e, especificamente, da comunidade universitária.
A Universidade Federal de Sergipe lamenta o episódio, não concorda com a posição abrupta e desastrosa tomada pela ENERGISA e solicita a compreensão de todos que integram a comunidade universitária, informando que serão tomadas as providências que o caso requer, junto à prestadora do serviço e noutras instâncias.

Gabinete do Reitor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário