domingo, 30 de novembro de 2014

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS: PRIMEIRO DE DEZEMBRO


Período da Campanha de Mobilização: de 26 de novembro a 05 de Dezembro

Ações: oferta da testagem para diagnóstico precoce do HIV em diversos eventos, na capital e interior do estado; realização de palestras educativas em escolas, empresas e comunidades.

Principal Ação no Dia Primeiro de Dezembro: Unidade Móvel disponibilizará os testes rápidos para diagnóstico do HIV na Praça General Valadão, no horário das 8:30 até as 16 horas.

Homenagem no Dia Primeiro de Dezembro: Em Brasília, o Ministério da Saúde fará uma homenagem às pessoas que contribuíram para a resposta brasileira ao enfrentamento da epidemia de Aids. Será o livro ? OS 30 ANOS DA AIDS?, que relata as experiências vividas por profissionais de saúde e ativistas. Uma das pessoas homenageadas e citadas no livro será o médico sanitarista Almir Santana, Gerente do programa Estadual de DST/Aids de Sergipe. Um dos capítulos do livro, mostrará os desafios enfrentados pelo médico sergipano, no início da epidemia em Sergipe.


Dia Primeiro de Dezembro: foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento, além de demonstrar o esforço mundial para a conscientização e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV.

AIDS: Síndrome da imunodeficiência adquirida, consiste em uma destruição progressiva do sistema imunológico, decorrente da infecção por um vírus denominado HIV. A deficiência das defesas naturais do organismo o torna suscetível a infecções oportunistas, tumores e, ainda, a manifestações causadas pelo próprio vírus.

Mensagem Central da Campanha da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe: Os casos de HIV e AIDS continuam aumentando no Brasil ! Mude de atitude: Use ou Exija Camisinha nas relações sexuais. Faça o teste da Aids; Lute contra a discriminação.
Objetivo: Estimular as pessoas com relação à mudança de atitude na prevenção, na realização do teste e contra a discriminação.

DADOS IMPORTANTES:
BRASIL: 718 mil pessoas vivem com HIV/ Aids no Brasil; 150 mil devem ter o vírus e não sabem. A média anual de casos novos de Aids no país: 35.000 - 39.000.

SERGIPE: Casos registrados desde 1.987 até Novembro de 2014 :3.831;
A média anual de casos novos de Aids em Sergipe: 317(em 2013) e 326( em 2014) ; Óbitos em consequência da Aids: 1.135; Crianças diagnosticadas: 98; Óbitos em crianças: 22. Faixa Etária mais atingida: de 20 a 49 anos. Cidades com maior número de casos: Aracaju, Socorro, Itabaiana, Estância, São Cristóvão,Lagarto.

DADOS PREOCUPANTES PARA O BRASIL:
Apesar do Alto grau de conhecimento a respeito do HIV, o estigma e discriminação ainda estão presentes no país com as pessoas vivendo com o HIV/AIDS e com os gays; Aumento expressivo das múltiplas parcerias sexuais, sem ocorrer o aumento no uso de preservativo .

AÇÕES AGENDADAS
Dia 26/11/14 - Testagem no Hospital Universitário para estudantes
Dia 29/11 - 8:00 Seminário Prevenção de DST/AIDS Local: UFS em Lagarto
8:00 Unidade Móvel Fique Sabendo Novembro Azul em Laranjeiras
Dia 30/11 - 8:00 Ação educativa com camisildo no Taxi Fest Local:em frente ao shopping Jardim
Dia 01/12 - 7:00 às 16:00 - Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS - Local Praça Gen. Valadão Centro/Aracaju
7:00 Ação de Prevenção na Praça de Estância com o Camisildo em parceria com a Astrais e Prefeitura local
Lançamento do Livro 30 Anos da AIDS em Brasília, pelo Ministério da Saúde, com homenagem ao Médico Almir Santana, pela dedicação à luta contra a Aids em Sergipe.
Dia 02/12 - 7:00 Testagem com a Unidade Móvel - Local: Canteiro de Obras da Ponte em Propriá
11:00 Teste Rápido - Local SESC da rua Dom José Thomaz, em Aracaju

Dia 04/12 - 8:00 Testagem com a Unidade Móvel - Local: Lagarto
Dia 05/12 - 8:00 Palestra DST/AIDS Local: Colégio Estadual Gilberto Freire Marcos Freire II - 400 alunos adolescentes.
14:00 Palestra DST/AIDS - Local: Escola Municipal D. Caçula Valadares em Poço Verde
Dr. Almir Santana
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário