terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Incra promove novo mutirão do CadÚnico no Alto Sertão

Prossegue até a próxima sexta-feira,13, em Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, o segundo mutirão para a inscrição de famílias acampadas ou assentadas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Prefeitura de Poço Redondo, o evento, iniciado no último dia 02 de dezembro, visa facilitar o acesso do público da reforma agrária ao conjunto de programas sociais geridos pelo governo federal.
“Com essa iniciativa, damos seqüência a um trabalho que facilita a coleta de dados e favorece a elaboração de políticas públicas pelo governo federal. Ao mesmo tempo, ajudamos a ampliar o alcance de programas sociais importantes, criando condições para uma melhoria efetiva na qualidade de vida de milhares de famílias acampadas ou assentadas em Sergipe”, analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe.
Criado pelo governo federal, o CadÚnico é um instrumento de coleta de informações, que tem como objetivo identificar famílias de baixa renda e suas principais necessidades. A partir dessas informações é que são elaborados e desenvolvidos os programas e ações sociais implantados em todo o país.
De acordo com dados apurados pelo Incra, no primeiro Mutirão do CadÚnico em Sergipe, realizado em Canindé do São Francisco no último mês de outubro, foram inscritas 300 famílias acampadas ou assentadas que vivem no município. “A nossa expectativa é de que tenhamos aproximadamente mais 700 inscrições nessa segunda etapa, em Poço Redondo”, afirmou André Bomfim Ferreira, chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra/SE.
Para ampliar o cadastro de assentados e acampados no estado, a autarquia federal e o MDS e seguirão fechando parcerias com prefeituras municipais para a realização de novos mutirões. “Este deve ser um trabalho contínuo e, por isso, nós já estamos planejando novos mutirões para o início de 2014. A idéia é que a próxima etapa ocorra na Bahia”, afirmou Ferreira.
Além de responder por todas as ações relativas à reforma agrária e ao ordenamento fundiário sergipanos, o Incra/SE também atua em uma área composta por 16 municípios baianos que fazem divisa com Sergipe.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário