quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo Federal anuncia programa que dará 100 mil bolsas de estudos

Objetivo é aumentar o número de doutores no país, estimular a publicação de artigos científicos e o desenvolvimento de novas tecnologias.

O Governo Federal anunciou um programa que vai dar 100 mil bolsas de estudos - nos próximos três anos - para brasileiros nas principais universidades do mundo. São mais de R$ 3 bilhões em bolsas de estudos para alunos brasileiros, da graduação ao pós-doutorado.
"Os melhores estudantes do Brasil nas melhores universidades do mundo, esse é o programa, especialmente na área de exatas e tecnologia", declara o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
A ideia é que o programa reduza uma deficiência histórica do Brasil: a baixa produção científica. O governo quer aumentar o número de doutores no país, estimular a publicação de artigos científicos e o desenvolvimento de novas tecnologias.

As bolsas são para cursos de ciências exatas, principalmente engenharia e tecnologia. A escolha levará em conta, entre outros critérios, o histórico do aluno.

Para conseguir uma dessas bolsas, o estudante de graduação, por exemplo, tem que estar na metade do curso e ter tirado uma nota de pelo menos 600 pontos no Enem.
A bolsa também dá direito à passagem aérea, ajuda de custo de US$ 780 por mês e seguro saúde, entre outros benefícios.
Para mais informações acesse o site do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário