sábado, 9 de abril de 2011

GOVERNADOR PROMETE APOIO AOS PREFEITOS

Gestores municipais e o governador Marcelo Déda participaram do I Fórum de Prefeitos, realizado na última sexta-feira (08), no município da Barra dos Coqueiros, com o intuito de discutirem assuntos relacionados aos municípios sergipanos. Cerca de 40 prefeitos marcaram presença, além de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

O prefeito da Barra dos Coqueiros e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (AMBARCO), Gilson dos Anjos, iniciou seu discurso citando que o objetivo principal da associação era possibilitar o debate com os prefeitos, abrindo espaço à exposição de problemas regionais e a busca por resoluções.

Em seguida, Antônio Dórea, prefeito de Poço Verde e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (AMURCES), chamou atenção para a necessidade de suporte financeiro para reformas e programas voltados para a comunidade e que são de responsabilidade das prefeituras.

Durante o encontro, a necessidade citada por Antônio Dórea foi reforçada pelos demais gestores, dentre elas o prefeito de Nossa Senhora do Socorro e presidente da Federação das Associações de Municípios de Sergipe (FAMUSE), Fábio Henrique. Ele fez questão de mencionar que a preocupação da Federação no momento não era com o ano eleitoral, mas com o bem-estar da sociedade, referindo-se ao término de obras e continuação de programas sociais ameaçados pelo possível corte de investimentos por parte do governo federal.

Sobre esse problema, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), fez a leitura de uma carta da entidade que foi entregue à presidente da República Dilma Roussef na última terça-feira (05). O documento contou com os argumentos dos prefeitos sergipanos em defesa da prorrogação do prazo do corte de restos a pagar (referentes a verbas liberadas para Convênios e Emendas elementares iniciadas no período de 2007 a 2009).

O vice-presidente da FAMUSE, Anderson Farias, prefeito de Umbaúba, fez a leitura da Carta da Barra dos Coqueiros, contendo várias reivindicações dos municípios sergipanos nas esferas do Estado e da União. Entre os assuntos abordados estavam investimentos e soluções nas áreas de resíduos sólidos (lixo), frigoríficos regionais, infraestrutura urbana e estradas, transporte escolar, piso do magistério, relação com o governo estadual entre outros.

Marcelo Déda colocou-se à disposição publicamente das necessidades de cada prefeito, discutindo cada um dos pontos apresentados pelos gestores no documento. O governador declarou que está aberto a atender aos municípios no que for possível e orientou a todos que tenham foco nas prioridades em 2011, para que o próximo ano não seja mais difícil. "Da minha parte o esforço será de cada vez mais melhorar a relação", alegou Déda, referindo-se à ligação que defende entre governo e municípios.

Antes do encerramento do Fórum, o governador respondeu às perguntas individuais dos gestores. Marcelo Déda voltou a frisar que manterá todos os investimentos iniciados, mas deixou claro que este será um ano difícil e que novas obras não podem ser anunciadas sem que as atuais sejam concluídas.

Empauta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário