O Carnaval em Sergipe começa hoje, dia 4, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) está pronta para garantir a tranquilidade de milhares de foliões. Mais de 4 mil integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estarão reforçando a proteção aos foliões até a quarta-feira, dia 9.
Pela manhã, a superintendente da PC, delegada Katarina Feitoza, e os comandantes-gerais da PM, coronel Aelson Resende, e do CB, coronel Nailson Melo, detalharam na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Aracaju, a distribuição do efetivo e dos postos e veículos de cada corporação nos municípios da região metropolitana, assim como do interior.
A PM, por exemplo, montou um plano especial com 2838 soldados e para a capital, onde o principal evento é o bloco Rasgadinho, e também para municípios como os de Barra dos Coqueiros, Estância, Itaporanga D´Ajuda, Pirambu, Neópolis e Canindé de São Francisco, onde a concentração de foliões é maior.
"Como em todos os anos, estaremos presentes em todos os pontos, patrulhando desde as rodovias estaduais, para garantir segurança aos que por elas trafegam, até no trajeto de blocos de Carnaval", comentou o coronel Aelson Resende, acrescentando que a orientação à toda a tropa da PM é orientar e atender à população.
A mesma diretriz será tomada pela Polícia Civil, que contará com efetivo extra de 350 agentes, escrivães e delegados distribuidos nas regionais de Itabaiana, Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Lagarto, além de outros 80 investigadores para Aracaju e municípios próximos.
"A determinação é reforçar a presença e a atuação necessária nos eventos decorrentes do Carnaval. Esses grupos serão distribuídos em cada localidade de acordo com a demanda de apuração eventual de crimes, registro de ocorrências ou até mesmo diligências, caso se faça necessário", destacou a delegada Katarina Feitoza.
Para o Corpo de Bombeiros, a atenção se concentra nos balneários e praias. Para prevenir afogamentos serão empregados mais de 500 salva-vidas ao longo de rios e do oceano. "Parte desses militares também se revezará no atendimento a possíveis acidentes, combate a incêndios e resgate de pessoas", resumiu o coronel Nailson Melo.
As três corporações terão o reforço de automóveis, motocicletas e cavalos para o patrulhamento, caminhão bomba-tanque e ambulâncias para atendimentos de emergência, e ainda embarcações (inclusive jet-skis) para o trabalho fluvial e marítimo, e o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da SSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário