O prefeito Orlando Porto de Andrade e toda sua "comitiva" em passeata da vitória do PT no município de Canindé de São Francisco/SE passa em frente à sede da Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição onde também funciona a Rádio Amanhecer FM, por volta das 21:55 min do dia 03 de outubro de 2010, aumentando o som do seu mini-trio e prejudicando a locução no estúdio. Os presentes na rádio pediram pacificamente a diminuição do volume, mas não foi atendido pelos organizadores da passeata.
No episódio, diversos populares prestigiavam a passeata. No entanto, a comitiva do atual prefeito, Orlando Porto de Andrade (Orlandinho), fez questão de parar o Mini-trio em frente à sede da Amanhecer FM. A pedido de um dos que ali estavam durante a passagem do trio, aumentaram o volume do som. Foi aí que o Prefeito iniciou um discurso em frente à rádio.
Nesse momento, a equipe de jornalismo da Amanhecer FM, estava em seus estúdios, passando o resultado parcial da Eleições
Pacificamente, foi pedido aos organizadores da passeata, que retirassem o automóvel do local, já que esse estava impossibilitando o trabalho dos jornalistas. Kaká Andrade, irmão do prefeito, pouco se importou, assim como o resto dos que estavam em cima do trio, fazendo gestos que davam a entender que não estava ouvindo/entendo o que a gente estava tentando dizer (isso, claro, por causa do volume do trio).
Por cerca de 10 minutos, o prefeito Orlando de Andrade, visivelmente alcoolizado, começou um discurso, ao qual a equipe da 104.9, não entendeu, a razão dele ter escolhido exatamente a fachada da emissora para está falando.
Sem nenhum escrúpulo, O prefeito começou a se agitar contra os que estavam na emissora, e vendo que estava sendo filmado, gritou no microfone: "PODE FILMAR, JÁ ESTOU ACOSTUMADO!" Nesse momento o microfone foi tomado de sua mão.
Ainda não satisfeito, levantou a camisa e fez gestos de zombação.
Logo após, vendo que a polícia civil havia sido chamada, o trio foi removido do local, seguindo o percurso da passeata.
O policial que atendeu a solicitação dos responsáveis pela comunicação no referido dia, perguntou o que tinha ocorrido. Respondido a pergunta, ele apenas disse: "tá, ta bom!" E saiu da sede da rádio sem dizer mais nada.
PEQUENO HISTÓRICO
A algum tempo, a população Canindeense vem sendo atacada por esse homem, ao qual diz-se ser o prefeito de uma cidade. Recentemente, o prefeito junto com sua comitiva, agrediu o jornalista Dimas Roque do site de notícias www.noticiasdosertao.com.br, onde em uma entrevista no Programa Liberdade Popular, na Amanhecer FM, relatou isso enquanto fazia uma matéria a respeito de algumas inaugurações, que incrivelmente, foi terminada às pressas, e os bancos dessa praça foram colocados minutos antes da inauguração, pouco dias antes das eleições que ocorreram no ultimo domingo, dia 3. Dimas Roque relatou ainda que seu equipamento de trabalho foi danificado, lhe tiraram dele, e que até o momento da entrevista, ainda não havia recuperado esses equipamentos.
Já está claro a dificuldade que a imprensa tem de passar a verdadeira imagem de Canindé. De um lado, uma belíssima propaganda de nossas belezas naturais, através de sites, rádios, e até mesmo emissoras de TV's, tais quais como grandes redes como a TV BAND, TV ESCOLA, e em breve a TV RECORD. De outro, uma população carente de cuidados sociais. A exemplo de bairros como a Olaria, que não possui nenhum local de diversão, praça ou quadra de esportes, e o bairro Agrovila que necessita desses mesmos cuidados.
Uma elite que odeia a democracia, e não aceita que nada passe por cima de seus objetivos. Uma verdadeira volta à Ditadura. E a imprensa não consegue levar isso ao conhecimento nacional, já que os moradores estão apavorados, temendo o que poderia lhe ocorrer, caso denunciasse os erros existentes.
Algo interessante, é que na última eleição (em 2008) para Prefeitos e Vereadores, na época Orlando Porto de Andrade, estava em seu primeiro mandato (atualmente, ele está com o seu segundo mandato), e o prefeito, havia prometido algo intrigante: "eu garanto que antes do dia das eleições (outubro/2008), eu irei calçar todo o bairro da Olaria". Infelizmente, isso não ocorreu ainda, mesmo depois de Dois anos. O máximo que se calçou foi algumas ruas. Esse trabalho, que ainda está em execução, vem sendo feito a passos de tartarugas.
Algo que intriga ainda mais, é a questão de transparência da receita do município, o qual recebe algo em torno de R$ 7 milhões de reais ao mês. No entanto, não se vê obras financiadas com a receita municipal. As maiores obras instaladas em Canindé de São Francisco, são financiadas pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual. Fica uma pergunta: "Se é feito obras com esses dinheiro (que pertence a todos) que beneficiam a toda população, por que não se há uma prestação de contas pública?". Realmente, 'uma pulga' fica atrás da orelha de muitos.
Em outra oportunidade, o prefeito, durante uma entrevista em uma emissora de rádio, fez comparações insanas, onde, pelo fato dele supostamente está "doente", sempre está viajando, ocasionando a revolta da população que fica esquecida. O recado que o prefeito Orlandinho deu foi: "se alguém estiver com saudade de mim, coloque uma foto minha na parede" e também: "Eu não devo nada a 'corno' nenhum!".
No entanto, enquanto o Prefeito está supostamente doente, e viajando por médicos particulares, buscando a sua cura, as pessoas que aqui moram em Canindé de São Francisco, que não podem pagar um médico particular, mendigam a "solidariedade" da administração pública, para que quando for possível, seja feito algo para que o problema de saúde possa ser solucionado.
por carllos lima equipe amanhecer fm
Por Carllos
Nenhum comentário:
Postar um comentário