O Disque Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública recebeu 11.651 denúncias anônimas em 2013. A quantidade de registros é 36,44% maior que no ano de 2012 quando foram recebidas 8.539 ligações sem que seja necessário a identificação do denunciante. Se comparados somente o mês de dezembro dos dois últimos anos houve um aumento de 66,73%.
De acordo com o diretor do Disque Denúncia, Wellinghton Xavier, esse crescimento sazional ocorre por causa da realização de eventos festivos típicos de final de ano e também por causa de fatos que geram maior comoção social que são amplament divulgados pela impresa. Além disso, segundo o diretor, outro fator que contribuiu para o aumento de denúncias anônimas foi a divulgação do 181 através de campanha publicitária.
“Em linhas gerais, a população denúncia tudo aquilo que a incomoda mais a liderança na nossa estatística fica com o tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, e crimes contra a vida”, destaca Wellinghton. Em uma escala menor também são denunciados casos de maus tratos e violência doméstica.
Enquanto em 2012 a população denunciou 4.174 casos de tráfico de entorpecentes, no ano passado esse número saltou para 6.303. Os casos envolvendo os crimes contra o patrimônio sairam de 927 para 1.281 e as denúncias de homicídios subiram de 636 para 846, sempre levando-se em consideração os últimos dois anos.
Os dados também reforçam a importância da imprensa no aumento do número de denúncias, tanto que o maior fluxo de ligações ocorre a partir das 7 horas da manhã e após às 20 horas, horário em termina as edições dos principais telejornais de Sergipe.
Trotes
Em relação à existência de trotes, o 181 ainda registra muitas ligações falsas, mas a boa notícia é que a incidência desta pertubação vem diminuindo ao longo dos anos. “Isso ocorre não porque os desocupados ficaram mais consciente, mas porque o sistema 181 disponibiliza uma mensagem de pré-atendimento que inibe uma falsa ligação”, explica o diretor.
Nos primeiros 14 dias de 2014, a média diária de denúncias é considerada baixa pela equipe do Disque. “Por
incrível que pareca, denúncia criminal é uma demanda sazonal, ou seja, ela tem tendência de baixa no período de férias escolares e durante o inverno”, disse.
Por: - SSP/SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário